Notícias

10/09/2021 - Pecuária

Afinal, qual é o tamanho do rebanho bovino?


Dados divergentes sobre o tamanho do rebanho bovino brasileiro continuam a gerar ruído na cadeia produtiva e alguma incerteza em planejamentos de longo prazo. Ainda são grandes as diferenças entre estimativas oficiais e privadas, e até o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), cujas estatísticas são referência no comércio internacional, colabora para aprofundá-las.

Projeção divulgada em agosto pelo órgão americano apontou que o rebanho bovino do Brasil é 40% maior do que o estimado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) no Beef Report, publicado em junho. No anuário, a Abiec calculou entre 175 milhões e 180 milhões de cabeças de gado, enquanto o USDA, no documento Livestock and Products Annual, indicou que existiam 252,7 milhões de cabeças em janeiro.

A Abiec argumenta, no Beef Report, que o comportamento do mercado desde 2019 indica que não há como o país ter mais de 215 milhões de cabeças em seu território. Sócio-diretor da Athenagro, empresa responsável pela organização dos dados, Maurício Nogueira afirma que nada explica o número do USDA.

A projeção da Athenagro combina dois levantamentos do IBGE: o Censo Agropecuário de 2017, que estimou 172 milhões de cabeças, e a Pesquisa Pecuária Municipal (PPM) mais recente, de 2019, que calculou 214,7 milhões de cabeças.

Continue lendo AQUI

Por José Florentino 
Fonte: Valor Econômico




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.