Notícias

01/09/2021 - Tecnologia

Agricultura "de decisão" permite análises mais complexas de informações


O uso de sistemas de análise de dados e de inteligência artificial (IA) vai promover um novo salto tecnológico e produtivo no campo. A transformação é tão intensa que o mercado já usa o termo “agricultura de decisão”, parafraseando a “agricultura de precisão” – introduzida no Brasil nos anos de 1990 e marcada pelos sistemas de geolocalização, computadores de bordo e softwares para elaborar mapas de produtividade.

A diferença, apontada pelos especialistas, está no fato de que será possível ‘enxergar o futuro’, modelando cenários e realizando análises complexas. “É uma nova fronteira do conhecimento, que permitirá cruzar dados da propriedade com informações sobre o clima, mercado, controle de pragas, gestão de recursos, entre outras”, diz Claudio Kapp Junior, pesquisador do setor de economia rural da Fundação ABC.

Entre os desafios está o de disseminar a cultura digital. “Os mais jovens querem sistemas aprimorados. Mas produtores e agrônomos mais velhos vão exigir esforço de conscientização”, diz. O caminho, no entanto, é sem volta.

Continue lendo AQUI

Fonte: BeefPoint




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.