Notícias

08/11/2021 - Outros

Agricultura regenerativa promove sustentabilidade e pode ser rentável para o produtor rural


Terra úmida, diferentes tons de verde, pequenas frutas pelo caminho... Uma verdadeira floresta, viva e dinâmica, a poucos metros da Rodovia BR-381, a Fernão Dias. Após adentrar o cafezal pelas estradinhas esburacadas, a 1.100 metros de altitude, a paisagem impressiona: um mosaico composto por café, banana, mogno e abacate. Uma alta camada de cobertura de solo, inúmeras plantas, e a água da chuva que repousa e hidrata a biodiversidade. A princípio, pode até parecer confuso, mas, ao entender a função de cada cultivo e árvore, tudo se encaixa perfeitamente.

Pelas terras da Fazenda Pedra Preta, no município mineiro de Careaçu, o café é o sustento da família há cinco gerações. Tataraneto de cafeicultores, Eduardo Ferreira de Souza olhou para o desempenho da atividade no decorrer dos anos e constatou: os altos custos de produção, a incerteza dos preços  e a dependência de apenas um cultivo estavam engessando os negócios e levando a cafeicultura ao esgotamento.

Para piorar, a volatilidade da cotação do café está intrinsecamente ligada às mudanças climáticas, que têm surpreendido negativamente o setor. Foi então que o jovem de 28 anos fez as malas e viajou o mundo para estudar. Trocou experiências e decidiu inovar: cultivar uma agrofloresta com o café. Como a tradição da família sempre foi a monocultura, a ideia não foi tão bem recebida.

“Era uma antiga pastagem de gado, com solo bem degradado, e meu pai me deu falando que era a pior área da fazenda. Se desse certo lá, daria certo em qualquer lugar”, brinca, mostrando um trecho do solo ainda compactado e arenoso. Dos 271 hectares da propriedade, Eduardo e o irmão Otávio puderam explorar 3,3 hectares para experimentar o plantio consorciado. A proposta era a de uma floresta planejada, cujos cultivos, além de representarem diversificação de renda, prestassem serviços ecossistêmicos.

Continue lendo AQUI

Por Mariana Grilli
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.