Notícias

20/09/2021 - Outros

Água da louça para regar plantação: ciência dá alternativas para agricultura sobreviver com seca e crise hídrica


Acha possível irrigar a plantação com água da louça sem danificar o cultivo? Ou ter um sistema que decide quando é o momento de regar ou não? Essas duas ações já existem como medidas que podem ajudar os agricultores a economizarem água e a se prepararem para o período de seca.

Depois das geadas, a estiagem é a nova vilã para a lavoura e foi um dos principais motivos para a agropecuária ser destaque negativo no Produto Interno Bruto (PIB) do 2° trimestre de 2021, com um recuo de 2,8%. Isso após trimestres seguidos de crescimento, mesmo no auge da pandemia.

Mas, essa “nova vilã” nem é tão nova assim. Em 2020, a seca foi o principal evento climático que fez o produtor acionar o seguro rural, equivalente a pouco mais de 60% das indenizações.

Este cenário deve só piorar. Um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), publicado em agosto, concluiu que a temperatura global pode subir de 1,5°C a 2°C neste século. Como consequência na agropecuária, deve ocorrer uma redução na produtividade e dificuldade de planejamento das safras.

Continue lendo AQUI

Por Vivian Souza
Fonte: G1




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.