Notícias

13/12/2021 - Tecnologia

Água sólida, a aposta invadora do México para combater grandes secas


As secas não deram trégua ao México e tudo indica que só vão piorar no futuro. No entanto, não há desafio que a criatividade humana e a pesquisa não possam enfrentar. Hoje, múltiplos cultivos já se beneficiam de uma invenção que permite economizar água, disponibilizá-la quando e na quantidade que precisam e melhorar a qualidade de seus produtos: a água sólida.

Água sólida? Sim. Não é gelo, claro, mas o nome pelo qual eles batizaram um polímero superabsorvente desenvolvido especialmente para a agricultura.

Os cristais desse polímero capturam até 250 vezes seu peso em água e o retêm na forma de um gel, que é colocado ao redor das raízes das plantas de qualquer cultura criando uma reserva de água subterrânea que pode durar muito tempo.

Para entender o conceito, Amílkar Mendizábal, Diretor de Marketing e Operações de Água Sólida, propõe esta comparação: imagine um copo ou garrafa que se enche aos poucos com água de chuva ou irrigação, reserve a água de 30 a 45 dias no máximo e a libere lentamente para atingir “umidade estável” no solo. “Conforme a planta precisa, a água sólida vai liberar essa umidade” e mantê-la onde é necessária: na zona da raiz.

Os polímeros superabsorventes têm sido usados ​​por muitos anos em diferentes indústrias. Porém, a Água Sólida decidiu desenvolvê-los para serem compatíveis com a agricultura: vão liberar água conforme a necessidade das lavouras, são biodegradáveis ​​e atóxicos.

Continue lendo AQUI

Fonte: CNN Brasil




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.