Notícias

26/11/2021 - Milho

Alerta para o milho: novembro é o mês mais seco dos últimos 20 anos no RS


Diferente do mês anterior, quando ocorreram bons volumes de chuvas na região Sul do país, principalmente no Paraná, em novembro o cenário mudou. Nesta primeira quinzena, a chuva acumulada no Rio Grande do Sul foi de apenas 47,1 mm, inferior à média de 136,8 mm no período. É o menor volume registrado em 20 anos, conforme relatório da Geosys Brasil.

A umidade do solo está baixa, similar ao patamar de 2020, ano com registro de perdas na produção de grãos em virtude da seca no estado. Pontualmente, no dia 16, o estado recebeu um bom volume de chuva, que deverá ajudar a elevar a umidade do solo no curto prazo, mas, mesmo assim, seguirá com índice abaixo da média.

No Paraná, ao contrário dos altos volumes de outubro, neste mês a chuva acumulada foi de 32,7mm, diante da média de 128,2mm no período. A umidade do solo ficou abaixo do índice e deverá seguir assim até o fim do mês.   Houve possibilidade de fortes chuvas no estado apenas entre os dias 18 e 19, o que pode não ser suficiente para as lavouras de verão.

Continue lendo AQUI

Por Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.