Notícias

30/08/2021 - Outros

Aplicação de lodo no solo aumenta rentabilidade e produtividade em lavouras do Paraná


No noroeste do Paraná, os municípios de Campo Mourão e Umuarama completam dez anos do Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), destina gratuitamente mais de 26 mil toneladas de lodo, aplicadas em 2.800 hectares de área cultivada, atendendo mais de 100 agricultores em 29 municípios da região.

O lodo, que é rico em matéria orgânica e nutrientes, é utilizado nas culturas de amoreiras para o desenvolvimento do bicho da seda, aveia e sorgo (cobertura/palhada), na cafeicultura e no desenvolvimento de seringueiras, citros, palmito, soja e milho.

Segundo a Sanepar, para se comprovar a segurança sanitária do uso do lodo antes de ir para o campo é realizado uma análise com aproximadamente 70 parâmetros, como substâncias orgânicas e inorgânicas, de forma a comprovar sua segurança sanitária, ambiental e qualidade agronômica. Além disso, o lodo é tratado com cal virgem e passa por um processo de higienização.

Continue lendo AQUI

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.