Notícias

06/08/2021 - Soja

Armazenagem própria deve ser estratégia de produtores para nova safra


Em painel organizado pelo projeto Soja Brasil nesta quinta-feira, 5, representantes de importantes entidades do setor se reuniram para discutir os desafios para a produção e suas possíveis soluções para a nova safra de soja. A armazenagem foi apontado como principal problema para esse segmento da agricultura brasileira. “Temos relatos de produtor colhendo safra com 25% de umidade, sem ter onde armazenar”, relata o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Antonio Galvan. O debate celebrou a abertura da 10ª temporada do projeto Soja Brasil.

Segundo Galvan, é preciso buscar um meio para que o produtor rural consiga armazenar a soja em sua propriedade. Usando os Estados Unidos como exemplo, ele disse que o país tem capacidade para armazenar até o dobro do que produz. Thiago Rocha, consultor de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), aponta que as propriedades americanas armazenam de 75% a 80% do que é produzido.

“Aqui, temos a visão errada de que o armazém é apenas para suportar [a produção], como se fosse um pulmão. Colho, armazeno e entrego”, ressaltou Rocha. Porém, pelo gargalo representado pela falta de investimento em armazenagem, as perdas na soja se tornam frequentes. “Às vezes, nós que temos que juntar duas safras e deixar no tempo, estragando”, lamenta o presidente da Aprosoja Brasil.

Mais informações AQUI

Por Henrique Oliveira
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.