Notícias

12/07/2021 - Outros

Arrendamento de terras acompanha tendência e vê alta de valores


Acompanhando o mercado de compra e venda, o valor do arrendamento de terras para agricultura e pecuária registrou forte valorização nos últimos meses por conta da alta das cotações do produtos em reais e também do aumento do número de sacas de soja cobrada por hectare, que é a referência do aluguel.

Pesquisa da consultoria IHS Markit mostra que em 12 meses até dezembro de 2020, o último dado disponível, o aluguel da terra para produção de grãos nas principais regiões produtoras do País aumentou, em média, 72%. Para as áreas de algodão, a alta foi de 91% no mesmo período, seguida pela cana (15%) e pastagens (12%).

"Diferente do mercado de compra e venda, o de arrendamento é mais volátil, muitos contratos são indexados a produtos e a dinâmica é mais forte", afirma Leydiane Brito, analista da consultoria e responsável pela pesquisa.

Luciano Borges, sócio da Borges Imóveis Rurais, diz que o valor do arrendamento mais que dobrou em reais nos últimos meses. "Quem estava pagando 8 sacas de soja por hectare, na renovação anual do contrato passou a pagar 10 ou até 12; quem pagava 15 sacas, foi para 18 ou 20." Ele também observa que muitos estão interessados em comprar terras só para arrendar.

André Pessoa, sócio da consultoria Agroconsult, observa que, com o juros ainda em níveis baixos, houve uma realocação de portfólio de investimentos. Quem tinha uma aplicação em renda fixa, por exemplo, transferiu os recursos para compra de terra, que se valoriza 3% ao ano e ainda pode render um aluguel. O interesse pelo arrendamento apareceu também, segundo ele, entre profissionais liberais que não estão ligados diretamente ao agronegócio e fundos de investimento interessados nesses rendimentos.

Mais informações AQUI

Por Márcia De Chiara/O Estado de S.Paulo
Fonte: Terra





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.