Notícias

25/02/2021 - Pecuária

Arroba sobe em Mato Grosso, mas elevação dos custos com nutrição reduz ganhos


Em 2020, o mercado da bovinocultura de corte foi pautado pela baixa oferta de animais, pela demanda aquecida no mercado internacional e pelos reflexos da crise do coronavírus. Tal conjuntura gerou preços cada vez maiores para a arroba do boi gordo no Mato Grosso, chegando ao R$ 276,86/@, em média, em janeiro deste ano, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No entanto, observam os analistas do instituto, “nem sempre preços altos são sinônimos de ganhos elevados”. Prova disso, continua o Imea, é que, ao comparar a variação nos preços da pecuária com a agricultura nos últimos seis anos em Mato Grosso, observou-se um avanço mais significativo do milho (301%) e do farelo de soja (181%) em relação aos ganhos registrados no preço do boi gordo em igual período de comparação, de 109%.

“Essa maior valorização foi resultado do aumento da demanda pelos insumos, tanto no mercado interno quanto no mercado externo”, justifica o Imea. Diante disso, acrescentam os analistas, “a alta mais expressiva do milho e do farelo de soja em relação à do boi recai diretamente nos custos do pecuarista, o qual já vem gastando mais com a suplementação dos seus animais”.

Por Denis Cardoso
Fonte: Portal DBO - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.