Notícias

13/07/2021 - Milho

Ataques de cigarrinha aumentam em MT e produtores temem não cumprir contratos de venda


O ataque das cigarrinhas foi impiedoso na fazenda localizada em Nova Mutum (MT). Parte da colheita de milho segunda safra teve que ser feita manualmente. O que sobrou no campo, poucas plantas permanecem em pé e com potencial produtivo bastante prejudicado, como relata o agricultor Luiz Antônio dos Santos Silva.

“Esse ano desde que a gente plantou e nasceu o charutinho do milho já tinha supressão grande de cigarrinha. Numa área dessa aqui acredito que não chega nem aos trinta sacos de milho, porque os pés de milho estão bem caídos aqui. Você pega nos carrapichos que estão nascendo é muita cigarrinha. Estamos bastante preocupados”, relata o produtor.

Na lavoura do produtor Luiz Antônio dos Santos Silva, o ataque da cigarrinha gera apreensão com os contratos de venda já firmados.

Nem mesmo as nove aplicações específicas usadas para controlar os insetos foram suficientes. Ao todo, a perda de produtividade na safra pode chegar a 70%. Uma frustração que tira o sono do agricultor, que ainda precisa entregar cerca de 5 mil sacas de milho vendidas antecipadamente.

“A gente não dorme não. Temos o contrato com uma empresa, e do jeito que está a média não vamos conseguir cumprir, é de desesperador. Além disso, a gente vendeu milho lá atrás a preço menor, para você comprar hoje o prejuízo seria muito maior, você paga até R$ 65 reais para cumprir contrato de R$ 32,33. Nosso sentimento não tem nem explicação. Investimos bastante para colher, no mínimo, 120 sacos. Não foi falta de cuidar. Aplicamos os produtos e infelizmente está aí a consequência, o custo nosso da área aqui já estava na faixa de 70 sacos e ainda teve mais esse custo extra que a gente teve que ir atrás destes produtos para poder aplicar”, conta o produtor Luiz Antônio dos Santos Silva.

Mais informações AQUI

Por Pedro Silvestre
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.