Notícias

20/08/2021 - Outros

Biden bane agrotóxico por ter uso associado a danos neurológicos em crianças


O governo Biden anunciou que está banindo dos Estados Unidos um agrotóxico comum, amplamente usado em frutas e vegetais, o Clorpirifós. O motivo é que o componente tem sido associado a danos neurológicos em crianças.

O inseticida tem permissão para uso no Brasil há mais de 50 anos e é aplicado em produtos, como o algodão, café e tomate, ajudando a espantar pragas como broca-do-café e formigas.

O banimento do produto deve entrar em vigor nos Estados Unidos em seis meses, segundo uma ordem de abril do Tribunal de Apelações do Nono Circuito que dirigiu a Agência de Proteção Ambiental (E.P.A, sigla em inglês). A regra apenas não entrará em vigor se houver comprovação da segurança do componente.

Organizações ambientais, defensores da saúde e grupos que representam trabalhadores agrícolas norte-americanos buscam interromper o uso do Clorpirifós desde que estudos mostraram que a exposição ao pesticida estava ligada a diversos problemas em crianças, como recém nascidos abaixo do peso e redução do QI. De acordo com os estudos, esses efeitos se devem à exposição pré-natal ao pesticida.

A nova regulamentação do inseticida, ainda permite sua aplicação em usos não alimentares, ou seja, em campos de golfe, relva, bem como em iscas para baratas e tratamento de formigas.

Continue lendo AQUI

Fonte: G1 Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.