Notícias

06/12/2021 - Pecuária

Brasil se aproxima de 100 dias sem exportar carne para China


O veto às exportações de carne bovina do Brasil para a China caminha para completar 100 dias na próxima semana. Desde o anúncio da proibição em 4 de setembro, após a confirmação de dois casos atípicos de ‘vaca louca’ no Brasil, até sexta-feira (3/12) se passaram exatos 91 dias que os frigoríficos brasileiros não podem mais acessar seu maior mercado consumidor e que vinha garantindo os recordes nas exportações nacionais.

Depois de sentirem o real impacto apenas em outubro do que significa não vender para a China, quando os embarques tiveram o pior desempenho desde 2018, as indústrias nacionais tiveram mais um mês de queda nas exportações. Dados do Ministério da Economia mostram que as vendas de carne bovina e derivados somaram modestas 89,7 mil toneladas no mês passado. O volume representa uma queda de 49% em comparação ao volume embarcado em novembro do ano passado. O desempenho é muito semelhante às 86,6 mil toneladas exportadas em outubro de 2021, que significou uma retração de 48% em comparação a outubro de 2020.

Em receita a situação é semelhante. O volume embarcado no mês passado gerou uma receita de US$ 418,8 milhões. O desempenho representou uma queda de 45% em comparação às vendas de novembro do ano passado e foi ainda menor que o resultado de outubro deste ano, quando as exportações renderam ao país US$ 439,9 milhões.

Continue lendo AQUI

Por Alexandre Inacio
Fonte: Bloomberg Línea




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.