Notícias

04/11/2020 - Soja

Campo Novo do Parecis (MT) segue com déficit hídrico e terá replantio de soja


As lavouras de soja na região de Campo Novo do Parecis, no oeste do Mato Grosso, seguem sofrendo com o déficit hídrico e algumas terão que replantar, afirma a gerente do Sindicato Rural do município, Léa Martins.

“A última chuva boa foi no sábado, mas veio de forma muito irregular. Há áreas que receberem 4 ou 5 milímetros apenas, enquanto em outras chegaram a 100 milímetros”, diz.

De qualquer forma, o plantio tem avançado e atinge de 60% a 70% da área estimada de 364 mil hectares. Deste total plantado, cerca de 2% a 3% terá de ser replantada.

“Há produtores que até plantaram no pó, principalmente quem cultiva algodão depois. Os pequenos produtores de soja já encerraram os trabalhos, já os grandes semearam um pouco mais da metade da área”, diz Léa.

Ela ainda ressalta que são esperadas precipitações para o final de semana. “O problema é que essas previsões não têm se confirmado, o que deixa os produtores desanimados, ressalta Léa. A área a ser semeada em Campo Novo do Parecis nesta temporada 2020/2021 está estimada em 364 mil hectares.

Segundo a última estimativa de Safras & Mercado, a área em Mato Grosso deve somar 10,21 milhões de hectares em 2020/2021, com rendimento médio de 3.480 quilos por hectare. Na temporada passada, foram plantados 9.980 milhões de hectares, com 3.570 quilos por hectare de média.

Segundo o Sindicato Rural do município, choveu pouco na última semana e alguns produtores tinham se arriscado a plantar no pó.

Fonte: Gazeta MT - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.