Notícias

16/07/2021 - Cana

Cana geneticamente modificada traz mais produtividade e sustentabilidade aos canaviais


As variedades OGM resistentes à broca, desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), oferecem ganhos de produtividade e trazem sustentabilidade à produção de cana-de-açúcar.

O usuário da tecnologia Bt obtém ganhos de até R$ 2.000 por hectare, variando em função da intensidade da infestação e da qualidade do manejo agronômico do produtor.

Desde 2017, o CTC desenvolveu e obteve a aprovação comercial de seis variedades Bt, adaptadas às condições de clima e solo das várias regiões canavieiras. 

Por serem resistentes à praga, essas variedades evitam as grandes perdas de produtividade causadas pelo inseto, reduzem custos de produção e trazem ganhos em sustentabilidade. Anualmente, a broca provoca prejuízos estimados em R$ 5 bilhões aos canaviais brasileiros.

Estudos entomológicos apontam que, para cada 1% de infestação da praga, perde-se cerca de 1,5% de produtividade, medida em toneladas de açúcar por hectare. 

Por terem sido geneticamente modificadas para resistir à broca, as canas Bt têm eficácia de controle próxima a 100%, praticamente eliminando a presença da praga. 

As canas Bt substituem com significativas vantagens econômicas e ambientais os controles atualmente em uso no setor, que empregam inseticidas químicos ou biológicos, que controlam, no máximo, 70% da infestação da praga, por apenas alguns meses durante ciclo da cultura até a sua colheita.

“O foco da nossa equipe é aumentar a produtividade da cana por meio do melhoramento genético convencional, e proteger esse ganho a partir da biotecnologia, visando mais sustentabilidade e redução de custos”, diz a bióloga Adriana Capella, que comanda o time de pesquisadores e cientistas do CTC. Adriana é especialista em genética e lidera as pesquisas das novas variedades geneticamente modificadas desenvolvidas pelo Centro e da edição genômica, uma das técnicas mais modernas para melhoramento de diversos organismos, incluindo plantas.

Economia
Livre da broca, um canavial oferece matéria-prima para a usina com maior qualidade, proporcionando economia no uso de insumos nos processos de produção do açúcar e do etanol.

Canaviais atingidos pela praga também apresentarão prejuízos no processo de produção, como perdas no processo de fermentação e alteração da coloração final do açúcar. Com as variedades Bt esses problemas são praticamente eliminados. 

Mais informações AQUI

Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.