Notícias

21/05/2021 - Milho

Chuvas não resolvem perdas na 2º safra de milho, diz Aprosoja-PR


As lavouras de milho 2ª safra no Paraná não conseguirão se recuperar do longo período sem chuvas durante o plantio. A afirmação é de Marcio Bonesi, presidente Aprosoja-PR, que concedeu entrevista ao Rural Notícias.

“Temos uma seca histórica na safrinha de milho. Fizemos o plantio com um mês de atraso em uma época que coincidiu com o tempo seco. O milho não teve chuva para se desenvolver, e, além disso, ficou suscetível ao ataque de pragas e ervas daninhas. Estimamos uma perda em torno de 40% neste ano”, diz Bonesi.

O dirigente da Aprosoja local diz que o ano de 2020 não foi bom para as lavouras do Paraná, onde 53% estavam em bom estado e 40% em estágio de florescimento. Neste ano, o cenário piorou. As lavoras boas somam 23% e 75% delas estão na fase de florescimento. “A chuva de 25 mm dos últimos dias não vai solucionar o problema do milho 2ª safra no estado, que tem problemas de desenvolvimento”

Ainda segundo Bonesi, com a produção de milho menor, a preocupação que fica é com o cumprimento dos contratos futuros. “O produtor viu os preços históricos para fechar os contratos futuros e eles foram firmados junto com a compra de insumos. Pode ser agora que eles não tenham condição de cumprir esses contratos”, destaca.

Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.