Notícias

30/03/2021 - Soja

Clima ajuda, colheita avança e a Bahia pode conseguir maior safra de soja da história


Ao que tudo indica, a safra de soja da Bahia deve mesmo ser uma das melhores da história. Em seu levantamento de março, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apostava em uma colheita de 6,4 milhões de toneladas, um recorde para o estado. Mas o que os produtores dizem? De maneira geral, todos estão muito otimistas com os resultados que estão conseguindo.

A Bahia plantou mais de 1,7 milhão de hectares com soja nesta safra, um recorde, segundo dados da Conab. A perspectiva é colher uma safra histórica também, à frente dos 6,3 milhões de toneladas obtidos na temporada 2017/2018.

“A colheita aqui está em pleno vapor, alguns estão bem adiantados nos trabalhos e outros estão começando agora. Por enquanto, todas as áreas colhidas estão apresentando produtividades muito boas”, diz o presidente da Aprosoja Bahia, Alan Juliane.

Segundo o produtor de Formosa do Rio Preto, Antonio Grespan, a colheita na área irá até o fim deste mês de março.

“A colheita está fluindo muito bem e o estado não teve perdas por excesso de chuvas, ou falta delas, como outras regiões vizinhas, como o Piauí. Eu, por exemplo, estou conseguindo uma média de produtividade acima do ano passado”, afirma ele.

O presidente da Aprosoja-BA, confirma que o estado não tem tido dificuldades como os vizinhos Piauí e Maranhão, que registram muitas chuvas, atrapalhando os trabalhos.

“Não está chovendo muito, mas toda a região acabou recebendo um pouco na última semana. O sol está favorecendo a colheita e a soja já está saindo seca da lavoura, com qualidade muito boa”, afirma Juliane.

Segundo o engenheiro agrônomo, Rogério Lamim Silva Junior, que atua na região de Luis Eduardo Magalhães, cerca de 50% da região já foi colhida e os resultados são realmente muito bons.

“Os resultados que tenho ouvido até agora são muito bons! Nenhum fator climático atrapalhou esse ano. Algumas áreas tiveram problemas com doenças, porém acredito que isso não afetou as produtividades”, conta Silva Junior.

Para o presidente da Aprosoja Bahia não seria surpresa nenhuma se o estado fechasse a safra 2020/2021 de soja com a melhor produtividade da história.

Em resumo, a safra está indo bem por aqui. Estamos bem próximo de fechar na melhor média de produtividade do estado, que aconteceu em 2018, com 66 sacas por hectare, na média. Tenho quase certeza que podemos fechar igual, ou melhor. Ainda é cedo para cravar, pois ainda temos as últimas áreas plantadas, para colher. Mas tem tudo pra ser uma grande safra”, finaliza Juliane.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.