Notícias

18/01/2022 - Soja

Cobertura com raiz e palha faz propriedade saltar de 43 para 70 sacas/ha


Pesquisa da Embrapa mostra os efeitos positivos do sistema de rotação de culturas. Quando o milho entra em substituição a 25% da área de soja, o aumento na média produtiva pode chegar a 17%. Para mostrar como essa diversificação é capaz de impactar no cultivo da oleaginosa, o 20º episódio do programa Aliança da Soja visitou experiências agronômicas desenvolvidas no Paraná.

Em propriedade de Rolândia, no norte do estado, por exemplo, o plantio direto é realizado desde o início da década de 1980. Lá, os 320 hectares destinados à soja são rotacionados com outros grãos e cereais para que a fertilidade do solo se mantenha.

“Uso muito milheto, braquiária, nabo forrageiro, aveia preta e branca e tremoço. São basicamente essas culturas [que utilizo] isoladamente ou em mistura. Divido a área em três partes: um terço sempre feito com essas coberturas, outra parte é plantada milho safrinha no inverno e em outra parte o trigo, que também é uma excelente opção no inverno. É uma cultura que se paga, então são essas as operações que temos fora dessas culturas que nos dão retorno financeiro”, relata o produtor rural Daniel Rosenthal.

Mais informações AQUI

Por Victor Faverin
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.