Notícias

29/12/2021 - Soja

Como melhorar o controle de percevejos na sua lavoura


Os percevejos são considerados atualmente uma das pragas mais agressivas na cultura da soja no Brasil. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a soja é atacada por várias pragas que causam danos consideráveis, porém, os percevejos são os que têm apresentado maior preocupação ao agricultor quanto aos danos causados e a dificuldade de controle, pois atacam diretamente a vagem e o grão, causando perdas de produtividade e qualidade.

Os danos diretos dos percevejos são devido à perfuração dos tecidos para retirada de alimento, refletindo em enrugamento ou chochamento dos grãos, redução do peso de grãos, e indiretos causando a retenção foliar ou “soja louca”, sintomas de haste verde e o favorecimento para fungos causadores de doenças em grãos que acometem em perdas antes e na pós-colheita.

O controle eficiente de percevejos é altamente dependente da adoção de inseticidas, pois são considerados insetos de difícil controle. No entanto, como existe um conjunto de outras pragas que podem acometer em produtividade na soja, é preciso considerar o uso de inseticidas robustos que possam entregar controle também sobre essas outras pragas na cultura. Nesse contexto, as misturas inseticidas contendo neonicotinóide + piretróide são bastante utilizadas na cultura da soja, entregando bons resultados, com um rápido efeito de choque pela ação do piretróide e também residual pela ação do neonicotinóide.

A eficiência dos inseticidas no controle de percevejos será maior quando aplicados no início da infestação, impedindo um aumento rápido da população da praga, sendo o monitoramento fundamental para a tomada de decisão. Esse posicionamento assertivo é fundamental para prevenir os danos no momento mais sensível da cultura e garantir uma maior produtividade e qualidade de grãos.

Continue lendo AQUI

Fonte: CompreRural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.