Notícias

27/01/2022 - Soja

Conheça as culturas de cobertura que aumentam a produtividade da soja


Para levar ao produtor rural tecnologias que visem aumentar a produtividade da lavoura e mitigar problemas causados pelos parasitas, pesquisador do setor de Manejo e Fertilidade do Solo, da Fundação MS, realizou experimento com coberturas vegetais, tanto com espécies únicas como em consórcio com outras culturas.

Os resultados do ensaio, conduzido nos anos agrícolas de 2019/20 e 2020/21, em área experimental da Fundação MS, no município de Maracaju, apresentaram aumento da massa de 100 grãos (g) em cinco, dos nove tratamentos, e em dois houve produtividade acima das 80 sc/ha. Também foi possível identificar redução das populações de Pratylenchus brachyurus, Rotylenchulus reniformes e Helicotylenchus dihystera e maior quantidade de potássi na camada de 0-20 cm.

O objetivo do estudo foi avaliar a produção de matéria seca, nutrientes remanescentes, teores de nutrientes no solo, espécies e populações de nematoides e suas influências na produtividade de grãos da cultura da soja pelas diferentes coberturas vegetais para cultivo no Outono-Inverno. A colheita foi realizada aos 126 dias após a emergência das plântulas (DAE).

“O conhecimento das habilidades das plantas de cobertura que crescem em ambientes menos favoráveis é de fundamental importância para obter sucesso produtivo no sistema de produção. Para isso, deve-se levar em consideração a produção de fitomassa, disponibilidade de sementes, condições do solo, rusticidade quanto à tolerância ao déficit hídrico e a geada, possibilidade de utilização comercial e o potencial dessas plantas de serem hospedeiras de pragas e doenças, além de apresentarem alta capacidade de extrair nutrientes do solo e lenta decomposição de seus resíduos vegetais. Esses pontos ressaltam a importância dos trabalhos que geram opções de coberturas vegetais nos diferentes ambientes de produção em Mato Grosso do Sul”, explicou o pesquisador responsável Eng. Agr. Dr. Douglas de Castilho Gitti.

Continue lendo AQUI

Fonte: EnfoqueMS




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.