Notícias

14/12/2020 - Soja

Consumidores aprovam uso de soja nos alimentos, mas transgênicos ainda são tabu


Maior produtor mundial de soja, o Brasil está diante de uma nova oportunidade para a oleaginosa: abastecer a ascendente indústria plant-based, que tem no grão um de seus ingredientes mais conhecidos e aceitos pelos consumidores.

É o que apontou pesquisa coordenada pelo The Good Food Institute (GFI) junto ao Ibope, que ouviu 2 mil brasileiros de todas as regiões. Segundo o estudo, que foi financiado por 11 empresas da indústria de alimentos, a soja é vista como saudável por quase 59% dos entrevistados e considerada nutritiva por outros 58%.

"Existe uma disrupção em curso na área de alimentos, e o Brasil pode embarcar nela como protagonista. Se a soja hoje usada para alimentar um boi na China for transformada em proteína isolada, é muito mais valorizada e tem uma oportunidade de negócio como ingrediente plant-based", analisa Alexandre Cabral, diretor de políticas públicas do GFI Brasil.

Mas será que vale a pena para o produtor? A indústria garante que sim. "No início da empresa, em 2015, até o ano passado, não tínhamos soja. A partir de 2020, começamos a fazer um blend de proteínas. Nosso hambúrguer tem ervilha e soja não transgênica. A soja é importante, pois contribui tanto no sabor quanto nos custos", afirma Anderson Rodrigues, diretor executivo e um dos fundadores da Vida Veg.

"Grande parte da composição da The Vegetarian Butcher é proteína de soja. Usamos soja não transgênica e proveniente de áreas de não desflorestamento. Mas hoje importamos, pois o processamento acaba sendo feito fora do Brasil", afirma Camille Lau, gerente de marketing da Unilever Food Solutions, que trouxe à marca holandesa para o país.

Essa visão vai ao encontro do cenário já mapeado em outros países importantes no mercado agrícola. Um exemplo disso é que a oleaginosa respondeu, junto com o trigo, por 70% das proteínas usadas no mercado plant-based de Europa, Canadá, EUA, Austrália e Nova Zelândia em 2019, segundo estudo do Rabobank.

Por Cleyton Vilarino e Leandro Becker
Fonte: Globo Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.