Notícias

04/11/2021 - Soja

Cultivares de soja voltadas ao Centro-Norte do Brasil serão lançadas pela Embrapa


Uma cultivar de soja convencional e três transgênicas (uma com a tecnologia RoundUp Ready® e duas com a tecnologia IPRO®) com alto teto produtivo, adaptabilidade e indicação para regiões produtoras do Brasil Central, incluindo Mato Grosso e o Matopiba, serão lançadas pela Embrapa, por meio da Embrapa Cerrados (DF) e da Embrapa Soja (Londrina, PR), na próxima quinta-feira (4), às 14h. O evento será on-line, com transmissão pelo canal da Embrapa no Youtube. 

As cultivares BRS 7582, BRS 7080IPRO, BRS 7482RR e BRS 8383IPRO são resultado do programa de melhoramento genético da Embrapa, que busca desenvolver e disponibilizar aos produtores cultivares de soja com elevado teto produtivo, estabilidade de produção, sanidade e ampla adaptabilidade às diversas regiões produtoras de grãos do Cerrado. A ideia é possibilitar uma produção sustentável, com mais renda e desenvolvimento da agricultura.

O chefe geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro, explica que as novas cultivares têm como diferencial características que garantem a renda do produtor e, em consequência, a sustentabilidade do sistema. “São variedades com potencial e adaptação. Elas otimizam o uso dos insumos, sendo eficientes, por exemplo, quanto ao uso de fertilizantes e às novas tecnologias que estão chegando ao mercado”, afirma. “Devido à alta defensividade contra pragas e doenças, conseguem produzir sem depender muito de defensivos agrícolas”, completa.

Soja tolerante às adversidades
Os novos materiais genéticos foram testados em diversos pontos e ambientes do Centro-Norte do Brasil e expressam grande tolerância ao estresse hídrico e ao calor da região, onde estão localizados importantes polos produtores de soja do Mato Grosso, da Bahia, do Tocantins, do Piauí e do Maranhão. Além disso, algumas das cultivares apresentam características adequadas à produção da safrinha em Goiás, em Minas Gerais e no Distrito Federal.

Mais informações AQUI

Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.