Notícias

03/12/2021 - Cana

Custo de produção da cana-de-açúcar terá aumento para a safra 2022/23 em SP


A expectativa para o custo de produção da safra 2022/23 da cana-de-açúcar tem se elevado cada vez mais. Com a alta do dólar, a crise logística e energética e a falta de insumos, o sinal é de alerta para o produtor rural. Além disso, o prejuízo decorrente das condições climáticas de 2021, que atrasaram os canavieiros, pode se repetir no próximo ano.

Para o engenheiro agrônomo, Antônio Luís Toniolo, que atende as filiais da Copercana nas cidades de Cravinhos (SP) e de Santa Rosa de Viterbo (SP), ambas da região de Ribeirão Preto (SP), a expectativa para 2022 é de uma safra igual ou até menor a de 2021. Para se ter uma ideia sobre a safra deste ano, mais de cem usinas do centro-sul do país encerraram sua produção até outubro, um mês antes do habitual, pois a colheita foi comprometida. Segundo a União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), a previsão inicial da safra de cana-de-açúcar para esse ano caiu de 605 milhões de toneladas para 520 milhões de toneladas, especialmente no estado de São Paulo.

Segundo o engenheiro agrônomo, a geada, a seca e as queimadas danificaram muito a plantação de cana-de-açúcar. "Devido à seca, houve uma incidência de pragas muito maior e seu controle não surtiu o efeito esperado", afirma. Além da entressafra ter se iniciado em outubro, pelo menos um mês antes do habitual, muitas áreas de plantio precisaram ser renovadas.

Se não bastasse os reflexos da queda da produção de 2021, o aumento do preço dos insumos devido à falta de oferta no mercado também afetará o setor, colaborando para o aumento do custo de produção. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), os preços dos fertilizantes, de janeiro a setembro de 2021, dobraram de valor, como é o caso do glifosato, herbicida que precisa ser aplicado na lavoura neste momento.

Continue lendo AQUI

Por ACidadeON
Fonte: Novacana




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.