Notícias

15/12/2021 - Soja

Custos de produção para a safra 22/23 de soja assustam produtores


O desafio de equilibrar os custos de produção da soja nas próximas safras, o cenário de alta entre produtos e mão de obra, as estratégias para ajustar o fluxo de caixa e melhorar o capital de giro, além de maneiras de diversificar o manejo para compensar as altas dos preços. Esses temas fundamentais ao produtor foram o destaque do 15º episódio do programa Aliança da Soja.

Desta forma, na tentativa de equilibrar as contas, já tem agricultores prevendo reduzir a aplicação de insumos na próxima temporada. O sojicultor de uma propriedade da região de Poconé, Mato Grosso, por exemplo, não tem conseguido antecipar as compras para o ciclo 22/23 porque vem sentindo no bolso a alta dos preços. Por lá, o fertilizante está 140% mais caro do que no mesmo período do ano passado. Para amenizar essa oneração, o produtor rural Raul Tavares estima reduzir em 40% a aplicação dos adubos.

“Temos uma certa segurança em fazer essa diminuição porque estamos há anos fazendo adubações bem feitas, deixando sobra de insumos no solo. Na prática isso é uma poupança, especialmente em relação ao fósforo, o que nos dará um fôlego nessa safra 22/23 e nos permitirá fazer uma aquisição e aplicação de insumos um pouco menor”, destaca.

Continue lendo AQUI

Por Victor Faverin
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.