Notícias

09/08/2021 - Outros

De pai para filho: boa relação ajuda no processo de sucessão familiar


Realização. Esse é o sentimento do agricultor Gelso Pezzini, de quase 72 anos, ao ver que suas três "crianças", hoje com mais de 40 anos de idade, estão conduzindo a fazenda em Santa Bárbara do Sul, no oeste gaúcho. Com produção de soja, milho e trigo em rotação com feijão preto e aveia, a Agropecuária Corticeira hoje tem a parte executiva conduzida pelo filho do meio, Tales Giovane Pezzini – engenheiro agrônomo como o pai.

“A gente tentou criar nos filhos uma motivação para buscar o conhecimento nessa área. E eu fui incentivado pelo meu pai, que não tinha muito conhecimento científico. Era um pequeno agricultor e me incentivava a fazer agronomia”, lembra Gelso, ao contar que, desde cedo, buscou levar as crianças para a fazenda.

“A educação e a busca do conhecimento sempre foram muito incentivadas por mim e pela minha esposa, a mãe das crianças. Ela também teve uma função importante na formação pessoal e profissional dos filhos incentivando a gostar daquilo que era a nossa atividade”, relata o agricultor, que hoje atua apenas na parte administrativa da propriedade, contando com a ajuda dos outros dois filhos: uma formada em direito e outro formado em veterinária.

O caso da família Pezzini, contudo, é uma exceção. Segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC, 75% das empresas familiares acabam fechando na passagem para a segunda geração – problema que, na maioria dos casos, está relacionado a conflitos na própria família, segundo conta a pesquisadora do Cepea/Esalq-USP, Gabriela Ribeiro. Em sua dissertação de mestrado, ela analisou sucessões bem feitas em quatro fazendas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná e destaca que a boa relação entre pais e filhos está entre os principais fatores de sucesso nesse processo.

Continue lendo AQUI

Por Cleyton Vilarino
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.