Notícias

13/12/2021 - Soja

Desmatamento associado à soja no Cerrado tem menor taxa dos últimos 20 anos


A partir da década de 1980, o Cerrado se transformou em uma nova e importante fronteira agrícola brasileira. Essa transformação modificou os aspectos socioeconômicos regionais e impulsionou a produtividade agropecuária, tornando o Brasil um dos principais produtores mundiais de commodities agrícolas.

O Brasil tem avançado muito na gestão do monitoramento do desmatamento do bioma. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) está divulgando os resultados do projeto PRODES Cerrado, que consiste no mapeamento do desmatamento para toda extensão do Cerrado desde 2000. A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) iniciou, em 2017, um mapeamento completo da expansão da soja com o objetivo de buscar soluções para reduzir e, no menor prazo possível, eliminar o desmatamento associado diretamente à cultura, conciliando a produção com os interesses ambientais, econômicos e sociais.

Com a safra de soja 2020/21 encerrada, completamos duas décadas de uma análise detalhada da dinâmica da expansão da cultura no bioma Cerrado, desenvolvida pela Agrosatélite - empresa referência em sensoriamento remoto e inteligência geográfica para o agronegócio e o meio ambiente - por meio de imagens adquiridas por satélites.

Continue lendo AQUI

Por Bernardo Pires, gerente de Sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais
Fonte: Globo Rural





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.