Notícias

30/09/2021 - Pecuária

Devo começar o controle de plantas daninhas pelo pasto mais infestado?


“O pecuarista, na evolução da atividade, tem que ser um pecuarista agricultor, ou seja, ele tem que ser um especialista em produzir capim porque a fonte de alimentação do gado é o capim e o alimento mais barato que ele pode ter é a produção da planta forrageira”, explicou Alcino Ladeira Neto, engenheiro agrônomo, pesquisador e consultor da Corteva Agriscience.

“Qualquer descuido no manejo da pastagem, por exemplo, em um período longo de estiagem, com o excesso de animais por área, a primeira que vem é a planta daninha. E a planta daninha é um sinal de alerta para qualquer pecuarista”, comparou o especialista.

“Quando uma planta daninha começa a se instalar em sua fazenda, nos seus pastos, elas estão mostrando que alguma coisa está errada”, alertou.

Alcino reforçou que o pecuarista deve entender que ao produzir gado em sua fazenda, ele está retirando nutrientes do solo que precisam de reposição para não enfraquecer as áreas. “Ou ele vai tendo um decréscimo de produtividade ano após ano, até chegar num ponto que ele vai ser um produtor naquela faixa de 43% que nós temos no Brasil hoje produzindo de 3 a 6 arrobas por hectare ao ano”, advertiu.

Mais informações e assista a entrevista AQUI

Fonte: Giro do Boi/Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.