Notícias

30/10/2020 - Soja

Embrapa lança nova tabela de análise foliar da soja


A Embrapa Soja lançou uma publicação com novas tabelas de análise foliar das plantas. Segundo o pesquisador da Embrapa, Cesar de Castro, com essas tabelas de interpretação foliar o agricultor terá certeza de que a soja dele está adequadamente nutrida, de maneira equilibrada.

“Normalmente o agricultor faz a análise de solo para decidir sobre a adubação necessária. Já a análise das folhas deve ser realizada no início do florescimento pleno (R1 e R2), podendo se estender, em alguns casos até o R3”, diz Castro.

Para a realização de uma amostragem de folhas representativa do talhão de soja, a Embrapa recomenda coletar o terceiro ou o quarto trifólios, sem pecíolo, considerados a partir do ápice das plantas de um mínimo de 25 plantas. As folhas coletadas devem estar livres de poeira, bem como de possíveis contaminações por produtos aplicados via foliar e deverão ser acondicionadas em sacos de papel para secagem à sombra.

“O agricultor recolhe as folhas e as envia para um laboratório de sua confiança”, diz Castro.

Quando o resultado chegar, o engenheiro agrônomo ou técnico agrícola poderá compará-lo com as novas tabelas e saber se a nutrição da soja é adequada.

“A tabela informações mostrará se cada nutriente necessário está adequadamente em equilíbrio. Caso falte algo o produtor já poderá tentar a fazer a correção para a próxima safra, já que isso não poderá acontecer na mesma safra”, afirma o pesquisador da Embrapa.

Para ver as novas tabelas e indicações basta acessar o PDF (http://tempuri.org/tempuri.html) e ir diretamente até a página 148.

Vale ressaltar que este documento é bastante completo e traz indicações técnicas para todas as fases do cultivo.

Nesta outra publicação (http://tempuri.org/tempuri.html), a partir da página 34, também há detalhes sobre a nova tabela.

Por Daniel Popov
Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.