Notícias

07/07/2021 - Soja

Embrapa publica nota técnica orientando manejo de lagartas em soja Bt


Estudos realizados pela Embrapa Soja têm demonstrado que as lagartas Rachiplusia nu e Crocidosema aporema podem se desenvolver em lavouras com cultivares de soja-Bt de primeira geração, (Intacta RR2 Pro, que expressa a proteína inseticida Cry1Ac e auxilia no manejo de algumas espécies de lagartas), indicando resistência em nível de campo. Os resultados do estudo estão disponíveis em Nota Técnica, elaborada pelos pesquisadores Adeney de Freitas Bueno e Daniel Ricardo Sosa-Gómez, da Embrapa Soja. 

Mesmo que a questão da resistência indique um alerta, os pesquisadores afirmam que a identificação de populações resistentes das duas lagartas não deve impactar a performance da tecnologia de soja-Bt para o manejo de outras espécies alvos. Além disso, os estudos preliminares com a soja-Bt de segunda geração (tecnologia piramidada com as proteínas Cry1Ac, Cry1A.105 e Cry2Ab2) revelam que a tecnologia é eficiente no controle de lagartas de Rachiplusia nu  resistentes a soja-Bt de primeira geração. 

De acordo com os pesquisadores, um aspecto fundamental para evitar a seleção de populações de lagartas resistentes nas lavouras com a tecnologia Intacta RR2 PRO é a utilização de áreas de refúgio. Esta é uma medida preventiva que consiste na coexistência de lavouras com a tecnologia Intacta RR2 PRO ao lado de lavouras não dotadas desta tecnologia, a uma distância inferior a 800 metros.

“Além da  importância da adoção do refúgio estruturado, é recomendável o uso de inseticidas apenas quando o nível de ação das pragas forem atingidos no campo”, destaca Bueno.

Mais informações AQUI

Fonte: Grupo Cultivar




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.