Notícias

03/12/2021 - Outros

Entenda por que o PIB da agropecuária despencou no terceiro trimestre


A agropecuária despencou 8% no terceiro trimestre deste ano, em relação aos três meses imediatamente anteriores, e teve o seu pior tombo desde o primeiro trimestre de 2012 (-19,6%).

Em relação a igual período de 2020, o setor caiu 9% e ajudou a puxar a queda de 0,1% Produto Interno Bruto (PIB) do período, informou ontem (2/12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os principais motivos foram:

- A seca que derrubou as colheitas de café, laranja, cana-de-açúcar e milho;
- A queda na produção do algodão: produtores preferiram plantar grão em vez da pluma por causa dos bons preços da soja e do milho;
- Redução nos abates dos bois.

Por outro lado, especialistas consultados pelo g1 afirmam que a melhora do clima deve ajudar o desempenho do agro nos últimos três meses do ano, com destaque para a produção do trigo.

O que provocou a queda
O terceiro trimestre é, normalmente, um período mais fraco para o agro, em relação ao segundo trimestre, diz o economista Renato Conchon, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Isso porque as safras de soja e de milho, dois dos principais grãos exportados pelo Brasil, são concentradas no primeiro e no segundo trimestre, respectivamente.

Continue lendo AQUI

Por Paula Salati
Fonte: G1 AGRO

LEIA MAISPaís entra em recessão técnica; agropecuária despenca 8%; clima derruba safras de café, algodão e milho




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.