Notícias

25/11/2020 - Tecnologia

Equipamento mede água infiltrada no solo


A Embrapa Solos (RJ) e o Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF) desenvolveram um equipamento inovador que faz a medição digital da água infiltrada no solo e seu fluxo. O processo antes dependia de um técnico treinado e os custos eram altos.

Por meio de um microcomputador de baixo custo o tempo é reduzido e o trabalho facilitado. O novo permeâmetro digital é considerado uma inovação para a agricultura 4.0. A medição da água infiltrada no solo é fundamental para otimizar a irrigação, diminuindo o desperdício de água e a erosão; e para estimar o desabamento de encostas, auxiliando na prevenção e na elaboração de alarmes mais eficazes e na avaliação do comportamento de terrenos para construção de estradas ou barragens. 

Os testes de campo foram realizados com um protótipo em São Luís (MA) e Lençóis Paulista (SP). Os locais foram escolhidos por possuírem diferentes tipos de solo, o que impacta a absorção da água. Por exemplo, em um solo arenoso, ela é absorvida rapidamente. Já em um solo argiloso, a absorção é mais lenta, podendo até formar poças. Falando de uma maneira simplificada, isso significa que diferentes solos apresentam comportamentos diversos quanto ao processo de absorção do líquido, e que esses comportamentos podem ser quantificados. 

O pesquisador da Embrapa Solos, Wenceslau Teixeira, destaca que o parelho permite que o técnico, que ficava por horas anotando os valores de fluxos, é liberado para fazer outras avaliações e coletas, aumentando o rendimento e a eficiência do trabalho no meio rural. “Além disso, o equipamento tem uma precisão de leitura de milímetros e um registro de tempo de décimos de segundo, o que aumenta a precisão dos dados coletados”, conta.

As instituições buscam agora um parceiro para produzir o equipamento em larga escala e inseri-lo no mercado.

Por Eliza Maliszewski
Fonte: Agrolink - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.