Notícias

10/12/2021 - Outros

Escassez global de fertilizantes aumenta demanda por esterco


O mercado de estrume — de porcos, cavalos, bovinos e até mesmo de seres humanos — nunca esteve tão agitado, graças à escassez global de fertilizantes químicos.

Quem vê isso diretamente é Andrew Whitelaw, analista de grãos da Thomas Elder Markets em Melbourne, que nas horas vagas administra uma criação de suínos. Whitelaw afirma que não resta nenhum volume de dejetos animais que ele possa vender a fazendeiros que buscam alternativas aos fertilizantes à base de fosfato e nitrogênio, usados para aumentar a produtividade das plantações.

“Não temos mais nada”, disse ele. “Em um ano normal, recebo uns dois telefonemas por ano, agora são duas ligações por semana.”

Pode demorar para o interesse por fezes suínas diminuir. Os preços dos fertilizantes sintéticos, que têm gás natural e carvão como matéria-prima, dispararam em resposta à escassez de energia e restrições a exportações de Rússia e China. O quadro intensifica os desafios das cadeias de abastecimento da agricultura em um momento em que os custos dos alimentos estão perto de um recorde e os produtores rurais disputam fertilizantes para evitar perdas nas safras.

Continue lendo AQUI

Por Sybilla Gross e Mumbi Gitau
Fonte: Bloomberg Línea




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.