Notícias

09/08/2021 - Milho

Estudante quilombola da UFTM triplica produção de milho


“É muito satisfatório ver a alegria dos meus pais e saber que os esforços que eles fizeram, e fazem até hoje, para que eu esteja em uma universidade federal, valeram a pena”, contou o estudante de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Guilherme Silva Xavier, após triplicar a produção de milho da família, a partir dos conhecimentos obtidos nas aulas do curso.

Guilherme tem 21 anos e mora na comunidade quilombola São Pedro Alagadiço, localizada no município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha. Em uma conversa com a família, o estudante convenceu os pais a investirem na plantação e, com a ajuda do professor Aguinaldo José Freitas Leal, começou a analisar o solo da propriedade.

“Após receber os resultados, identifiquei que o fator limitante era a relação cálcio e magnésio. Junto com meu pai, fiz a aquisição de calcário e realizei a aplicação na terra, seguindo os conhecimentos que adquiri na universidade”, explicou.

Ele ainda contou que a plantação de milho é uma tradição na comunidade desde seus antepassados e que, para alcançar os resultados desejados, foi preciso unir os conhecimentos da família com os do curso de Agronomia. No fim, ele disse que a produção superou as expectativas.

“Quando fiz os cálculos, previ que conseguiríamos 100 sacas por hectare, meu pai nem acreditou que isso seria possível em apenas um ano. Ainda assim, o resultado nos surpreendeu. Conseguimos ir de 40 sacas para 120 sacas por hectare. Foi uma alegria imensa”, contou orgulhoso o estudante.

Continue lendo AQUI

Por Maria Júlia Araújo
Fonte: G1 Triângulo e Alto Paranaíba




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.