Notícias

22/06/2021 - Milho

Falta de chuvas exige maior cuidado com lavouras de milho para evitar perdas


A pandemia da covid-19 impediu a realização de festas juninas e fechou os cinemas, mas o consumo de milho para pipocas e pamonhas não diminuiu. O grão é utilizado ainda – e muito – na nutrição de bovinos, aves e porcos. Por isso, uma redução na produção poderia causar aumento também no preço da carne. E esse pesadelo pode se tornar realidade: sem o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, a perda da produção pode chegar até 85%, o que representaria um sério agravamento ao atual cenário de quebra na safra, ocasionado pelo baixo índice de chuvas no país.

“A produção brasileira de milho está estimada em 96,4 milhões de toneladas. A maior parte dessa produção está concentrada na ‘safrinha’, um período de plantio fora da época anteriormente tida como ideal, o verão”, diz Julio Borges, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), com base nas informações mais recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com Julio, os desafios fitossanitários do milho na safrinha tendem a ser grandes por causa do clima. No período de outono e inverno, por exemplo, a falta de chuvas prejudica o fornecimento de água para as plantas. Nesse cenário, a presença de plantas daninhas – como o capim-colchão, o capim-pé-de-galinha e a soja tiguera – causam uma competição por nutrientes absorvidos do solo, gerando altas perdas para a plantação de milho.

Com potencial de perda de 85% para os capins e de 40% para a soja tiguera, que aparecem voluntariamente em áreas onde há o plantio alternado de milho e soja, a produção nacional cairia das 96,4 milhões de t previstas para 14,5 milhões t – uma perda de 81,9 milhões t, algo mais do que suficiente para causar explosão no preço dos derivados do grão, o que envolve óleos, canjicas, farinhas, fubá e até mesmo de combustíveis, como o etanol de milho.

Mais informações AQUI

Fonte: AGROemDIA




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.