Notícias

26/08/2021 - Clima

Fenômeno La Niña vai prejudicar a safra 2021/22 de soja no Brasil?


O fenômeno climático La Niña começa durante essa primavera, com ápice provavelmente em novembro, atingindo também o mês de dezembro, período crítico para o enchimento de grãos de soja em estados brasileiros que iniciam o plantio entre setembro e outubro. O alerta é do climatologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.

Na Argentina, por exemplo, os impactos negativos sobre a produção de grãos, especialmente soja e milho, já são dados como certos por conta do fenômeno. Prova disso é que a Bolsa de Grãos de Rosario prevê reduções de chuvas de até 30% durante a próxima safra.

Soma-se a isso a redução entre 18% e 25% da capacidade de carga por navio devido ao baixo nível histórico do rio Paraná, o que pode interferir nas exportações do grão e também do farelo, subproduto do qual o nosso país vizinho é líder mundial.

Já por aqui, segundo Oliveira, existe risco maior de a estiagem impactar fortemente determinadas áreas, com destaque à região Sul. “Além disso, esse fenômeno prossegue até meados do próximo verão. O efeito do La Niña vai ser sentido pelo menos até o início do próximo outono. Já estamos com características dele, embora o fenômeno ainda não tenha oficialmente começado, mas a temperatura do Pacífico ficou mais baixa do que o normal no último verão. Estamos agora sobre neutralidade, mas o Pacífico já está em processo de resfriamento. A seca observada no país durante este inverno já é um reflexo disso”, explica.

Desta forma, o que era uma probabilidade, vai ganhando cada vez mais ares de certeza. De acordo com a última atualização do Climate Prediction Center (CPC), divulgada em 16 de agosto, o La Niña tem 70% de chances de permanecer ativo entre novembro deste ano e janeiro de 2022.

Continue lendo AQUI

Por Victor Faverin
Fonte: Canal Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.