Notícias

22/07/2021 - Outros

Geada tende a alertar sobre importância do seguro e estimular crescimento do setor


Geadas registradas no centro-sul do País têm prejudicado lavouras de milho, cana-de-açúcar e café. Perdas têm sido contabilizadas por produtores rurais de diversas regiões, o que pode elevar ainda mais a percepção sobre a importância de se contratar o seguro agrícola. Só entre janeiro e abril deste ano, o número de contratações aumentou 41% em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, de acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). 

“Para este ano, acompanhando os prognósticos meteorológicos, tudo indicava que a geada aconteceria e seria severa”, explica Joaquim Neto, presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg, à Globo Rural. As baixas temperaturas - e os seus efeitos vistos nas lavouras - podem contribuir para um aumento da cobertura na próxima safra, especialmente no café.

De acordo com a entidade, os cafeicultores ainda não são muito adeptos ao seguro. E os que contratam, em geral, priorizam a cobertura para casos de granizo. Das 14 empresas que fazem seguro agrícola no País e participam do Comitê da FenSeg, apenas seis operam com a cobertura de geada para o café, segundo Neto. 

“Logo após um evento catastrófico como esse que aconteceu, existe uma maior percepção da necessidade de contratar o seguro”, observa.

No caso da cafeicultura, para que a contratação seja feita, são essenciais informações como número de pés, área a ser assegurada e idade do cafezal, explica o presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg. A indenização é estabelecida depois da avaliação de um perito - engenheiro agrônomo que presta serviço para a seguradora -, que identifica ocorrido (granizo ou geada, por exemplo) e os danos causados. Conforme a incidência há uma indenização.

Mais informações AQUI

Por Mariana Grilli
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.