Notícias

29/07/2021 - Clima

Geadas atingem Sul do Brasil; frio intenso ameaça lavouras nos próximos dias


A massa de ar polar que atingiu o Brasil trouxe geadas para áreas da região Sul nesta quarta-feira, ainda com efeitos limitados para as lavouras, mas o frio excessivo que deve vir até sexta-feira, avançando para áreas do Sudeste, ameaça causar novos danos a culturas como café e cana-de-açúcar, segundo especialistas.

“O congelamento após as chuvas leves da zona frontal no Paraná/São Paulo pode causar danos adicionais aos cafezais”, disse Marcin Gorski, analista climático da Refinitiv, citando possível impacto de novas geadas nesta semana.

Ontem (28/7), já houve registro de geadas no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul e leste do Paraná, disse o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, em boletim.

Nestes Estados, apenas o Paraná tem alguma relevância para a produção nacional de café, ainda que sendo um produtor menor dessa commodity no Brasil. Mas há preocupações com o trigo, embora somente uma parte do cereal esteja em fase passível de sofrer perdas de produtividade pelo frio.

No Paraná, principal produtor de trigo do país, as plantações atingidas por geadas nesta quarta-feira estão mais atrasadas e, portanto, escaparam de danos mais graves, disse o analista do Departamento de Economia Rural (Deral) Carlos Hugo Godinho. 

Mais informações AQUI

Por Reuters
Fonte: MoneyTimes




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.