Notícias

26/07/2021 - Pecuária

Guia orienta pecuarista do Pantanal a criar gado de forma mais sustentável


Com o objetivo de ajudar o criador de gado do Pantanal a produzir de forma mais sustentável, WWF-Brasil, Embrapa Pantanal e Wetlands Internacional vão lançar na terça-feira (27/7) o Guia de melhores práticas pecuárias da planície pantaneira.

O documento detalha, de forma didática e simples, como o pecuarista pantaneiro pode atuar em um sistema diferenciado de produção em áreas naturais com boa convivência com a rica biodiversidade pantaneira, fazendo disso um diferencial para seu negócio.

Além disso, identifica e analisa as boas práticas de pecuária na planície pantaneira e relaciona com os serviços ecossistêmicos do bioma.

Outro destaque é a explicação sobre o que é necessário fazer em caso de necessidade de limpeza da pastagem ou uso de queima prescrita, bem como orienta sobre consumo de água, destinação de resíduos, plano de manejo para o rebanho, plano de gestão para a propriedade e até sucessão familiar.

Flávia Araújo, analista de conservação do WWF-Brasil, explica que “o conteúdo foi  elaborado  por  vários  autores  que, com  suas  experiências  e  estudos,  indicam diversas  possibilidades  de  conhecer  e  melhorar  as  práticas  do  produtor  de  gado de corte". 

“Um dos focos de atuação da Embrapa Pantanal é o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a pecuária sustentável. E esse guia vem ao encontro do cumprimento da nossa agenda de prioridades, ao disponibilizar informações e tecnologias de maneira acessível aos produtores pantaneiros e técnicos”, diz Catia Urbanetz, pesquisadora e chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento.

Para mais informações e assistir o lançamento AQUI

Fonte: Globo Rural





Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.