Notícias

02/08/2021 - Pecuária

Impressão digital em focinhos permite rastrear bovinos via aplicativo de celular


A rastreabilidade individual de bovinos, hoje restrita a menos de 5% do rebanho nacional, deverá ganhar um estímulo a mais a partir do ano que vem, quando a agritech Databoi promete lançar um aplicativo gratuito que permite identificar os animais com 93% de assertividade apenas com uma foto do focinho.

Com funcionalidades de manejo e gestão que também geram métricas sobre ganho médio de peso e a produtividade do rebanho, o aplicativo de celular tem como objetivo criar um marketplace de gado 100% rastreável e já está sendo testado por seguradoras e frigoríficos.

“A seguradora e o frigorífico pagam de acordo com o número de chamadas na nossa aplicação, ou seja, o número de animais identificados ou de comparação de templates. E, para o pecuarista, a gente tem um plano de, pelo menos por algum tempo, não cobrar nada justamente para incentivar e fazer com que essa transformação cultural possa ocorrer de forma mais rápida”, conta Floriano Varejão, diretor-presidente e fundador do Databoi, aplicativo desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD).

Assim como os leitores biométricos de agências bancárias ou bancos digitais, o aplicativo usa algorítimos para escanear o focinho dos bois e vacas, que possuem marcações únicas e permanentes semelhantes à impressão digital dos dedos humanos.

Mais informações AQUI

Por Cleyton Vilarino
Fonte: Globo Rural




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.