Notícias

30/12/2021 - Soja

Inoculação pode proteger a soja contra crestamento foliar


Relatada em três grandes países produtores de soja na América do Sul (Argentina, Brasil e Paraguai), a queima das folhas de Cercospora (CLB) é uma ameaça global para a soja. CLB causa lesões roxas escuras nas folhas e desfolha prematura, o que pode diminuir a produção de soja. A doença conhecida como "crestamento foliar de cercospora", causada por C. kikuchii, é considerada uma doença de final de ciclo e pode causar reduções de rendimento em mais de 20%. Além disto, o fungo causa a mancha púrpura na semente, reduzindo a qualidade e a germinação.

Atualmente não há cultivares de soja resistentes ao CLB e os fungicidas estão se tornando menos eficazes à medida que a doença desenvolve resistência e uma das formas de combate é desenvolver variedades de soja resistentes.

Graças a uma colaboração entre cientistas do Japan International Research Center for Agricultural Sciences no Japão e da National University of Northwestern Buenos Aires e do National Institute of Agricultural Technology do Brasil, um método de inoculação pode identificar a resistência contra um dos Patógenos CLB.

Continue lendo AQUI

Por Eliza Maliszewski
Fonte: Agrolink 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.