Notícias

02/12/2021 - Soja

IPEA: preços de soja devem recuar no Brasil em 2022; cotação de milho ficará estável no 1tri 22


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou ontem (1º/12) seu primeiro estudo com perspectivas de preços para produtos agropecuários em 2022. O documento foi elaborado com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para as análises de produção e balanços de oferta e demanda domésticos, e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP), na avaliação dos preços domésticos. "Os preços internacionais apresentam tendência de crescimento graças ao movimento de recomposição de estoques por parte de diversos países e ao aquecimento da demanda por grãos, principalmente os destinados para ração animal", disse o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo Souza Júnior.

Para a soja, o Ipea aponta que a perspectiva de maior oferta brasileira do grão na safra 2021/22 deve levar a uma queda nos preços do grão no porto de Paranaguá (PR). No mercado internacional, os valores podem se manter estáveis, dada a previsão de safra recorde no Brasil e nos Estados Unidos e os altos estoques da China. "Os preços menos pressionados para 2022 podem refletir também o excesso de oferta de carne suína para o país asiático. Com estoques próximos das máximas históricas, o país deve demandar menos grão, que é usado principalmente para ração animal", diz o Ipea em nota.

Os dados de oferta e demanda considerados na análise são os divulgados pela Conab no começo de novembro, de produção de 142,01 milhões de toneladas de soja, exportação de 89,92 milhões de t e estoque de passagem de 9,30 milhões de t.

Com relação ao milho, a previsão de agentes consultados em outubro para o levantamento na média era de "certa" manutenção de preços no primeiro trimestre de 2022 e queda de aproximadamente 10% a partir de julho de 2022 (em relação ao contrato de novembro de 2021 negociado na B3). "Se confirmado, isso pode contribuir para a manutenção do Indicador Esalq/BM&FBovespa de preço do milho em patamares semelhantes aos observados em 2021".

Continue lendo AQUI

Por Clarice Couto
fonte: Broadcast Agro




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.