Notícias

03/09/2021 - Clima

La Niña de novo?


De acordo com a Climatempo, a próxima safra de Verão 21/22 deverá ser marcada pelo fenômeno La Niña. O fenômeno será de fraca intensidade. O mês de setembro será um mês marcado pela regularização das chuvas devendo se consolidar em Outubro.

Alerta para o mês de Janeiro 2022, quando a tendência do clima aponta para um tempo mais seco na fase de floração da soja. Produtor deve estar atento!

Umidade alta
O prognóstico ainda revela que no centro-norte do país pode passar por um período com maior umidade e a expectativa é que o tempo fique mais seco na Região Sul.

De acordo com Celso Oliveira, agrometeorologista da Climatempo, a avaliação é que estamos caminhando para um evento de La Niña de fraca intensidade. Veja o mapa de anomalia de chuva para Setembro.

Regularidade das chuvas
Em Outubro e Novembro, as chuvas tendem a ser mais regulares. Novembro deve ser extremamente chuvoso em várias regiões, inclusive em Mato Grosso, no sudoeste goiano e triângulo mineiro.

A tendência é de um dezembro um pouco seco e janeiro de 2022 mais seco que o mês anterior. 

"Uma cultivar de soja de 60/70 dias, estará entrando em fase de floração e o período vai coincidir com o tempo seco de janeiro e isso é motivo de preocupação", comenta João Castro agrometeorolgista.

Continue lendo AQUI

Fonte: Terra




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.