Notícias

12/01/2021 - Soja

Lagartas atacam soja Intacta


A Fundação ABC emitiu alerta para ataques de lagartas falsa medideira (Chrysodeixis includens), além de broca das axilas (Epinotia aporema), em lavouras de soja transgênica Intacta de primeira geração. “Desde a safra passada, em um projeto pesquisa, a Fundação ABC vem monitorando a ocorrência de broca das axilas e falsa medideira em soja BT (bacillus thuringiensis).

De acordo com a entidade, a adoção da soja Intacta foi feita na temporada 20142015, e atualmente já responde por 75% to total da área cultivada pelo Grupo ABC. “Isso acaba sendo um problema em relação à pressão de seleção de indivíduos resistentes. Isso pode acelerar o processo de perda da tecnologia”, afirma Elderson Ruthes, coordenador de Entomologia da Fundação ABC.

Segundo o especialista, na safra passada já houve notificações de ocorrência de broca das axilas na soja Intacta, com incidência de até 30% das plantas danificadas pela praga – que é um dos alvos da tecnologia. Também houve, relembra Ruthes, a presença de falsa medideira.

“Logo no início dessa safra atual também começou a ser verificado o ataque dessas pragas na soja. De forma geral, quando visitamos as diferentes lavouras de soja BT, percebemos que a ocorrência de broca das axilas é generalizada, mas a incidência é baixa. O que chamou a atenção nessas últimas três semanas é o aumento da ocorrência da falsa medideira – inclusive com populações bastante elevadas. Na área de experimentos da Fundação, verificamos 18 lagartas por metro no pano de batida, causando bastante injúria. É um cenário bastante diferente do que vínhamos observando nas últimas safras”, concluiu o coordenador de Entomologia da Fundação ABC.

Por Leonardo Gottems
Fonte: Agrolink - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.