Notícias

22/12/2020 - Soja

Manejo de doenças na soja: conheça método de controle


Ferrugem asiática, mancha-alvo, cercosporiose, septoriose e oídio são apenas algumas das dezenas de doenças que podem comprometer a produtividade da soja, causando grande preocupação ao sojicultor. Cerca de 15% a 20% das reduções anuais de produção da cultura da soja têm nas doenças fúngicas a principal origem.

Para impedir que esse problema seja ainda mais sério é preciso adotar métodos de controle eficientes, capazes de controlar as doenças da soja com a máxima segurança, a exemplo do Esquadrão Fungicidas Gold, impedindo dessa forma que a produtividade da cultura seja impactada.

As doenças da soja se intensificaram nos últimos anos
As doenças que incidem na cultura da soja sempre se fizeram presentes em áreas do Brasil. Porém, elas se intensificaram nos últimos anos principalmente em decorrência do aumento da área semeada, da ampla janela de semeadura e da expansão da cultura para novas regiões, tudo isso associado também ao aumento de patógenos considerados secundários até então.

Vale salientar também que a importância econômica de cada doença varia de ano para ano e de região para região, com essas variações dependendo das condições climáticas de cada safra.

De forma geral, a maior ocorrência das principais doenças é em condições de alta umidade e temperatura.

A principal consequência das doenças da soja, num contexto geral, é a desfolha, o que compromete significativamente a produtividade.

Estratégias de controle das principais doenças da soja
Para manter as principais doenças da soja longe da lavoura, a adoção de diferentes métodos de controle é mais do que fundamental!

Nesse cenário, ações como rotação/sucessão de culturas, eliminar a compactação do solo, fazer semeadura direta sobre a palhada de gramíneas e eliminar plantas invasoras hospedeiras de fungos são essenciais para melhor combater essas doenças.

Uma das principais estratégias para enfrentar o problema é certamente o controle químico através de fungicidas específicos, que podem apresentar características preventivas e/ou curativas.

Entretanto, o surgimento de casos de resistência de algumas doenças, principalmente a ferrugem-asiática, aos fungicidas mais tradicionais começa a preocupar produtores de soja, exigindo a alteração de suas estratégias de controle.

Diante desse cenário, o produtor precisa cada vez mais adotar tecnologias e táticas inovadoras, principalmente com a combinação de fungicidas que permitem níveis de controle mais elevados, compondo um verdadeiro esquadrão de combate às doenças.

Esquadrão Fungicidas Gold
A escolha da combinação de produtos mais eficazes é fundamental para obter o melhor resultado no controle das doenças da soja. Conheça uma nova ferramenta de manejo de doenças, com três produtos inovadores, com excelente eficácia, que, combinados, formam um verdadeiro esquadrão para proteger a soja das doenças.

O primeiro fungicida é uma excelente opção para quem busca aliar melhores resultados com custo-benefício. Confere proteção sistêmica para o combate à ferrugem da soja, e outras doenças importantes, destacando-se pela alta mobilidade na planta.

Devido à sua alta solubilidade, o produto é facilmente absorvido e distribuído pela planta, fazendo com que o controle seja mais rápido, seguro e efetivo.

O segundo fungicida desse esquadrão é um fungicida de contato, utilizado em pulverizações preventivas para o controle de doenças de parte aérea de diversas culturas, inclusive a soja. Um eficaz protetor contra as principais doenças na soja, com maior fixação nas folhas e melhor espalhamento.

Por fim, há um terceiro elemento desse esquadrão, um adjuvante com uma formulação inovadora e altamente concentrada que proporciona melhoria na performance dos fungicidas.

Esse adjuvante é composto por um óleo mineral que possibilita muito mais espalhamento do fungicida e maior penetração nas folhas.

Dessa forma, com esse esquadrão fungicida o agricultor conta com soluções de alta absorção e performance para a proteção e controle do complexo de doenças da soja, sempre com o objetivo de contribuir com a maior produtividade da sua lavoura.

Fonte: Canal Rural - http://tempuri.org/tempuri.html




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.