Notícias

25/11/2021 - Soja

Marcello Brito, da ABAG: Soja brasileira tem muito potencial de crescimento


A soja brasileira tem muito potencial de crescimento, por meio da agregação de valor. Isso porque o complexo soja, em 2019, deu um retorno ao país de quase R$ 5000,00 por hectare. “Há uma oportunidade para que o mercado evolua ainda mais, agregando um número maior de produtos processados feitos a partir do grão e fornecendo aos países compradores e ao mercado local, gerando novas divisas e mais renda à cadeia de produção”, disse o presidente do Conselho Diretor da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), Marcello Brito, na live “Protagonismo da soja na agricultura do Brasil e do mundo”, promovida pela BASE, no dia 22 de novembro.

Para isso ocorrer, Brito ponderou ser necessário um trabalho de relações internacionais baseado na inteligência de mercado e no comércio internacional, ou seja, na visão de que os países de interesse são todos aqueles que compram do país. “Não pode haver viés ideológico nessa questão”, pontuou.  A seu ver, o setor da soja é o maior em tamanho, em faturamento e em tecnologia aplicada dentro do agronegócio brasileiro. “É um verdadeiro sucesso”.

Outro fator importante diz respeito às mudanças climáticas e a preservação do bioma Amazônico. “Precisamos enfrentar o desmatamento ilegal. Realmente, essa é uma questão criminal, mas que afeta o agro, pois essa área pode posteriormente ser utilizada para pastagem ou cultivo de alguma cultura”, acrescentou. Em sua avaliação, com a Amazônia totalmente preservada, o agronegócio teria uma vantagem competitiva ainda maior.

Continue lendo AQUI

Fonte: Notícias Agrícolas




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.