Notícias

11/01/2022 - Soja

Mato Grosso investiga nova doença da soja


A safra 2021/22 de Mato Grosso está sendo afetada por uma nova doença, ainda sem explicação por parte de produtores e pesquisadores. A safra, que já começou a ser colhida, traz alguns prejuízos na qualidade do grão colhido. Os casos são relatados, principalmente, no município de Sorriso, capital nacional da soja. A doença apodrece os grãos, causando prejuízos.

Depois de colhidos, os grãos apresentam qualidade bem diferente da situação apurada por meio de análises, há cerca de duas semanas. Vendo por fora as vagens têm boa qualidade mas ao abri-las são observados grãos menores e avariados, em meio a grãos bons. A nova doença ainda não tem nome e não foi identificada por pesquisadores, nem são sabidas as causas. Assim, produtores locais esperam redução na produtividade.

A doença se torna mais agressiva 25 dias antes da maturação, fazendo com que as vagens abram, afetando os grãos. Os casos foram mais frequentes com o alto volume de chuvas no Mato Grosso. São estimadas perdas já na casa de 40% em algumas propriedades.

Continue lendo AQUI

Por Eliza Maliszewski
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.