Notícias

17/11/2021 - Soja

Menor custo da semente e boa produtividade mantêm a tecnologia RR


A soja RR é aquela que vem com a tecnologia Roundup Ready que confere resistência ao glifosato.  No Rio Grande do Sul 37% das sementes comercializadas são RR e a primeira transgênica para a cultura da soja, lançada em 2003, ainda mantêm o alto potencial produtivo e associa à isenção de cobrança de royalties com a queda da patente, tornando-se assim um atrativo a mais para os produtores.

Atualmente, a Embrapa detém um terço do mercado de sementes de soja RR no Rio Grande do Sul. Na safra 2021/2022, as três cultivares de soja RR da Embrapa para a região fria - BRS 5601RR, BRS 5804RR e BRS 6203RR - podem ocupar 1,8 milhão de hectares na região macrorregião sojícola 1, com base nas áreas inscritas no Ministério da Agricultura para a produção de sementes.

Para avaliar o desempenho das tecnologias RR e IPRO (que confere resistência ao herbicida glifosato e a lagartas), pesquisadores da Embrapa, Trigo compararam os ajustes da cultivar BRS 5804RR com uma testemunha IPRO, em quatro épocas de semeadura, na safra 2018/2019, em Passo Fundo (RS). Os resultados relacionados com os próximos resultados entre as tecnologias. “Um dos diferenciais da genética de soja da Embrapa é a resistência à podridão radicular de fitóftora, um problema recorrente nos solos da Região Sul, muitas vezes compactados, com excesso de umidade e sem rotação de culturas que favorecem a massa da doença”, explica o pesquisador Paulo Bertagnolli.

Continue lendo AQUI

Por Eliza Maliszewski
Fonte: Agrolink




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.