Notícias

01/11/2021 - Outros

Microrganismos são capazes de controlar a tolerância à seca das plantas


Plantas se mostraram mais resistente à seca após microrganismos ajudarem a controlar o fluxo hídrico. Através de um estudo conduzido pelo Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC), iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), demonstrou que microrganismos podem reduzir em até quatro graus a temperatura foliar de plantas de milho submetidas a altas temperaturas.

Através da coleta de dados, a pesquisa mostra que os microrganismos ajudam a controlar o fluxo hídrico da planta e, portanto, a tolerância à seca.

Os pesquisadores ressaltam que as plantas inoculadas com microrganismos e as não inoculadas apresentam a mesma performance e produtividade quando estão em condições normais de irrigação. Contudo, quando se apresenta em quadro de escassez hídrica, as plantas inoculadas apresentam produtividade três vezes superior. “O aquecimento excessivo leva a disfunções das proteínas e outras moléculas das plantas, prejudicando seu crescimento. A comunidade de microrganismos sintéticos funciona como um ‘antitérmico’ da planta”, ilustra Paulo Arruda, professor da Unicamp e coordenador do Centro.

Continue lendo AQUI

Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.