Notícias

02/08/2021 - Outros

Milheto é alternativa para alimentação de animais, cobertura do solo e adubação verde


Seja como planta para cobertura de solo no plantio direto, adubação verde ou pastejo, o milheto vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil. A cultura vem ganhando espaço até mesmo na região do Matopiba, como mostra reportagem da TV Balsas.

O milheto é uma gramínea de cultivo no período de veraneio, que apresenta excelente rebrota após corte ou pastejo. Em comparação com o milho e o sorgo, requer mais calor para germinar e se estabelece de maneira uniforme na lavoura.

As exigências térmicas e hídricas ideais para a planta de milheto são temperaturas noturnas médias entre 15 ºC e 28ºC, e mínimo de 30 milímetros de água para o nascimento dos grãos.

O grão se adapta perfeitamente à região do Cerrado. A semeadura em sulco, realizada com semeadora ou a lanço, ocorre no pós-colheita da primeira safra de milho ou soja, em meados de março.

O ciclo normal do milheto varia entre 130 e 140 dias. O cereal tem valor proteico superior ao do milho e do sorgo, chegando a 15% de proteína bruta. Também apresenta boa palatabilidade e digestibilidade de até 78%.

O milheto não deve ser encarado como concorrente do milho e do sorgo na safrinha. Cada cultura tem suas características próprias e apresenta bons resultados, dependendo dos tratos culturais. O que deve ser levado em conta na hora do plantio é a finalidade da cultivar e o custo-benefício.

Os irmãos Marcos e Marcelo Sandri têm uma área de cultivo de 6.080 hectares em Balsas, no Maranhão. Desses, 5.400 hectares são de sequeiro, divididos entre soja e milho; o restante é destinado ao cultivo irrigado na produção de sementes. Ao final da primeira safra, pouco mais de 3.000 hectares são ocupados com milheto consorciado com Brachiaria brizantha, fazendo a rotação de cultura no sistema lavoura-pecuária e aumentando a fitomassa da área para proteger a biodiversidade do solo.

Mais informações e assista a reportagem AQUI

Fonte: Canal Rural 




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.