Notícias

24/08/2021 - Milho

Milho deve ser foco de políticas públicas, pois é peça-chave para a segurança alimentar e energética


A safra brasileira de milho vem constantemente avançando, o que acentua o gigantesco potencial alimentício e energético do grão. Além de assegurar o abastecimento interno, o milho nacional ganha terreno no exterior graças à ampla oferta que produzimos e excelente qualidade do nosso grão.

O produtor ano a ano incorpora novas tecnologias em insumos - sementes, defensivos, fertilizantes -, maquinário, mão de obra qualificada e, mais recentemente, vem adicionando ferramentas digitais em busca de elevar os ganhos de produtividade, bem como investindo permanentemente em boas práticas de manejo sustentável. Além de matéria-prima para a indústria alimentícia e principal insumo para a agroindústria de carnes, o milho também passou a ser demandado para a fabricação de etanol.

Há uma pressão natural para o aumento da produção de milho. Assim, o Brasil precisa de um plano estratégico, com aval e apoio do governo federal, de incentivo ao cultivo do grão, que proponha, por exemplo, bonificação para quem elevar ainda mais a produtividade e instrumentos que facilitem o acesso do produtor a mecanismos de comercialização antecipada, que protejam investimentos e renda no campo e contribuam para o equilíbrio de preços ao consumidor. Isso sem se esquecer da necessidade de massificação do seguro rural, demanda, aliás, de toda a agricultura.

Mais informações AQUI

Por Cesario Ramalho, presidente institucional da Abramilho
Fonte: portal Terra




Mantenha-se atualizado com o Agro KLFF

Cadastre-se e recebe diariamente as novidades do mercado

2016 Portal KLFF. Todos os direitos reservados.

Termos de uso. Política de privacidade.